Blog

  • Home
  • Dá para adquirir uma carta contemplada no consórcio? Entenda 
Casal assinando contrato

Dá para adquirir uma carta contemplada no consórcio? Entenda 

Aprenda de uma vez como comprar uma carta contemplada sem correr riscos

O consórcio é uma forma de poupança compartilhada para que você aprenda a poupar mensalmente a fim de adquirir um bem ou serviço. Mas, sabemos que esse é um projeto de longo prazo e que algumas conquistas têm pressa. Por isso, o assunto de hoje é: dá para adquirir uma cota contemplada? Qual a melhor forma de fazer isso? Já antecipamos que, sim, dá para optar por esta modalidade, mas que existem cuidados importantes antes de realizar a sua compra.  

Como funciona e qual a vantagem de comprar uma carta contemplada?

O primeiro ponto de atenção na compra de uma cota contemplada é que esse processo não é intermediado pela administradora e, sendo assim, toda tratativa acontece diretamente entre o proprietário da cota (cedente) e o comprador (cessionário).  Justamente por esse motivo é necessário ter atenção total às dicas desse artigo e evitar possíveis dores de cabeça. 

Como afirmamos acima, o Consórcio União não participa da negociação da cota, apenas da transferência de um cliente para o outro. Então, ao encontrar uma cota contemplada que seja do seu interesse, o primeiro passo é verificar se ela existe e qual é a situação atual da cota. Para isso, solicite que o cedente apresente a você o extrato da cota e verifique no documento o valor do crédito líquido, o prazo e a quantidade de parcelas pagas e a pagar. 

Em segundo lugar, é importante lembrar que, ao optar pela compra de uma cota contemplada será preciso pagar diretamente ao cessionário um uma espécie de “entrada”.  Esse montante contempla os valores já pagos pela cota e um ágio, entendido como o lucro esperado por essa operação. 

Fez um acordo com o proprietário da carta de crédito? É importante não efetuar o pagamento adiantado e fazê-lo somente no momento da assinatura da transferência. Antes de proceder com a transferência da cota, a administradora realiza uma série de processos para aprovação dessa transação. Para evitar problemas, é recomendável realizar o pagamento somente após a confirmação de que a cota foi realmente transferida para o seu nome. Lembrando que, o Consórcio União não transfere cotas com pendências e valores em atraso.  Nesse caso, é solicitado que o cessionário regularize a situação antes da transferência. 

Mas, vamos supor que seja acordado entre as partes que uma parte do valor precise ser pago com sinal de negócio antes da transferência.  Nesses casos, nossa recomendação é registrar uma procuração em cartório para garantir que a compra e venda da carta contemplada de fato aconteça. Essa é uma forma de garantir segurança para os dois lados durante o processo.  

Por último, mas não menos importante, antes de realizar o pagamento da cota contemplada, certifique-se de que o pagamento seja feito diretamente para o atual dono da cota e não para intermediários.

Processo de transferência de carta contemplada na administradora 

Em geral, todo consorciado com cota contemplada passa por uma análise de crédito. No caso da transferência não é diferente e será avaliado se o novo comprador poderá assumir as parcelas do consórcio.  

Além disso, ao optar por uma carta contemplada, há uma diferença em relação ao processo convencional de consórcio: é necessário indicar previamente o bem que será adquirido. Uma vez apresentado e submetido à avaliação, não será possível realizar alterações posteriores. 

Lembre-se sempre de buscar orientação profissional e de tomar decisões fundamentadas em informações claras e atualizadas. Com isso, você estará no caminho certo para aproveitar ao máximo os benefícios proporcionados pela carta contemplada no consórcio. 

Deixe um comentário